Navegação
Total de Visitas desde 2011:  2845780

Pamplona 2023 - Os CARTAZES

HOJE TOUREIO A PÉ NO MONTIJO

PARA QUE SERVEM AFINAL OS CARTÕES DE JORNALISTAS ???

PARA QUE SERVEM AFINAL OS CARTÕES DE JORNALISTAS OU COLABORADORES  EMITIDOS PELA CCPJ NA TAUROMAQUIA??? 

Vou a caminho de comemorar  36 anos desta atividade taurina ou tirar fotografias numa qualquer praça de toiros. E agora que tenho esse cartão, emitido há 2 anos e revalidado por outros 2, fui impedido de fotografar uma corrida, em Azambuja, pelos inspectores da IGAC com base num despacho que já foi objecto de providência cautelar em seu desfavor, mas que a IGAC insiste em não cumprir. Não vou aqui debater mais este assunto porque ele não o merece mas que incomoda, incomoda.

Ao contrário do que alguns possam pensar quem ficou prejudicado não fui eu porque não vendo fotografias nem recebo dinheiro do órgão de comunicação social que represento. Prejudicados, os toureiros, os forcados e outros para quem a imagem de uma praça cheia é importante.

Os empresários decidem a quem acreditam para a cobertura jornalística e fotográfica de cada espectáculo, estando condicionados pelo número de senhas que o director de corrida traz consigo e que lhe são entregues pelos serviços da IGAC. Quando são poucas, há que ratear entre todos os pedidos e o critério é o do empresário. Sempre entendi que quem faz apenas crítica deve ter um bom lugar, marcado, na bancada e os fotógrafos, dentro do possível, devem estar na trincheira. Sou contra os abusos como a colocação de outras pessoas, amigos, familiares ou outros, na trincheira, em detrimento dos que exercem uma actividade importante. Sem fotos e sem escrita, o que seria da festa brava, dos seus protagonistas? Sobreviveriam a uma temporada no “escuro”, sem crónicas e sem fotos? E os empresários se tivessem que pagar a divulgação durante todo o ano das suas corridas nos diversos sites e blogs, em programas como o “Alma do Fado” e na sua rubrica de tauromaquia “Barreira de Sombra”?

Colaborei com várias rádios, em diversos programas de tauromaquia. Escrevi no Correio da Manhã, nas revistas Ruedo Ibérico e Contra-Barreira. No jornal Nova Verade e no Olé!. Colaborei nas transmissões de corridas RTP.

Nunca havia precisado de um cartão como nos últimos anos. E isso não me garante absolutamente nada. Apenas que gastei dinheiro para a sua emissão e mais ainda para a sua renovação tendo que justificar as minhas funções de colaborador da Valor Local. É o País que temos…

 António Lúcio 

Diretor do site Barreira de Sombra/Jornalista/Fotografo

02/05/2023

10:03


Pamplona 2023 - Os CARTAZES

HOJE TOUREIO A PÉ NO MONTIJO