Navegação
Total de Visitas desde 2011:  2847277

Padila e Juan del Álamo: De Pamplona para o Campo Pequeno

Mais uma Vez a Exigência do Toiro-Toiro

Luis Rouxinol e Luis Rouxinol Junior: Convergência de sentimentos

Luis Rouxinol e Luis Rouxinol Junior: Convergência de sentimentos

Luis Rouxinol e seu filho Luis Rouxinol Júnior vão tourear juntos, pela primeira vez no Campo Pequeno, na corrida de 14 de Julho, acontecimento que desperta em ambos um misto de sentimentos e grande convergência de opiniões.

Para Luis Rouxinol (Pai), a corrida “tem um significado especial e de extrema responsabilidade”. Para Rouxinol Júnior a corrida é uma das de maior responsabilidade da sua temporada “senão mesmo a de maior responsabilidade”.

O orgulho que ambos dizem sentir é mútuo. Se para o pai “é motivo de orgulho, mas também de dupla responsabilidade”, para Rouxinol Júnior “é um orgulho enorme e um sonho que concretizo, poder tourear ao lado do meu pai na primeira praça do país e numa corrida desta importância”.

Entre pai e filho há também um sentimento de respeito pelas qualidades de um e de outro.

Luis Rouxinol (Pai) destaca em Luis Rouxinol Júnior a sua dedicação ao toureio e à equitação. “O Luís todos os dias monta, dedica-se aos cavalos, sabe escutar conselhos dos mais experientes, é muito trabalhador e exigente consigo próprio”. E acrescenta: “Tem garra e tem raça, duas qualidades fundamentais para um bom percurso enquanto cavaleiro”.

Luis Rouxinol Júnior considera o seu pai como um dos melhores cavaleiros de sempre e refere como a sua maior qualidade a capacidade de lutar por um objectivo. E particulariza:”O meu pai começou praticamente do nada e conseguiu, sozinho, atingir um patamar que nem todos alcançam! Triunfa com todo o tipo de toiros, sempre com a mesma disposição em todas as praças, trabalhador, exigente e, mesmo assim, mantém a sua humildade”.

Acrescenta que o seu pai é a sua referência, a sua base, o seu termo de comparação. “Para qualquer coisa, ponho os olhos nele. Sonho um dia ter as suas capacidades para enfrentar toiros difíceis e conseguir triunfar com eles como ele o faz! Isso sim é muito complicado, mas irei dar tudo por tudo para um dia chegar ao nível dele”.

Quanto às diferenças ou semelhanças existentes entre os respectivos estilos de tourear, o pai refere que “seria mais fácil falar das semelhanças! O conceito é o mesmo e é normal haver muitas parecenças. O Luis está agora no início da sua carreira, tem muita irreverência. Eu já tive a idade dele e sei bem a descarga de adrenalina que as corridas importantes provocam nos jovens”. O filho concorda com o essencial: “As bases são as mesmas, trabalhamos muito em conjunto para alcançar o mesmo objectivo: Triunfar!”. E reforça existirem na actualidade poucas diferenças de estilo, salientando que não executa a sorte de bandarilhar a duas mãos, na qual o seu pai é exímio. “Talvez um dia mais tarde a venha a fazer mas, por enquanto, quero ser eu próprio, sem imitar ninguém, mas tendo o meu pai como exemplo, evidentemente!”.

Luís Rouxinol (Pai) apresentou-se me público em paio Pires, em 1976, com apenas 8 anos de idade e tomou alternativa a 10 de Junho de 1987, em Santarém., apadrinhado por João Moura. Luis Rouxinol Júnior apresentou-se em público a 28 de Maio de 2011, em Serpa e fez a prova de praticante no Campo Pequeno, a 19 de Junho de 2014, seguindo a passos largos para a alternativa que, contudo, ainda não tem data marcada.

Na corrida de 14 de Julho, no Campo Pequeno serão lidados 7 toiros de Varela Crujo, três para a lide a cavalo que serão pegados pelo Grupo de Forcados Amadores do Aposento do Barrete Verde de Alcochete, capitaneado por Marcelo Lóia. Para lide a pé, que ficará marcada pela apresentação do matador espanhol Juan José Padilla, no Campo Pequeno, alternando com o seu compatriota Juan del Álamo, serão lidados 4 toiros da mesma ganadaria.

Foto:  www.rouxinol jr.pt


Padila e Juan del Álamo: De Pamplona para o Campo Pequeno

Mais uma Vez a Exigência do Toiro-Toiro